terça-feira, 16 de abril de 2013

Modo Subjuntivo

1)Oque é modo subjuntivo?
O modo subjuntivo costuma causar muitas dúvidas nos estudantes e usuários da língua portuguesa, por muitas vezes se confundem em algumas conjuções com o modo indicativo.O modo subjuntivo, assim como o indicativo, se caracteriza por um conceito semânico, é considerado o modo verbal que ao invés de expressar uma certeza, expressará uma idéia de dúvida, exprime uma acão irreal hipotética.
 Exemplos:
  • Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana 
  • Taves eu volte atrás na minha decisão.

2)Quando usamos:

2.1)O presente do subjuntivo?
Expressa acões incertas, hipotéticas ou desejadas no presente. 
 Exemplos:
  • Que eu - fale
  • Que tu - fales
  • Que ele - fale
  • Que nós - falemos
  • Que vós - faleis
  • Que eles - falem
2.2)O pretérito imperfeito do subjuntivo?
 O pretérito imperfeito do subjuntivo indica hipótese, condição.Normalmente, é usado com o futuro do pretérito do indicativo.
Indica a possibilidade de um fato ter acontecido ou não.
 Exemplos:

  • Se eu - falasse
  • Se tu - falasses
  • Se ele - falasse
  • Se nós - falássemos
  • Se vós - falásseis
  • Se eles - falássem 
2.3)O futuro do subjuntivo?
Enuncia um fato que pode ocorrer num momento futuro em relação ao atual.
 Exemplos:
  • Quando eu - falar
  • Quando tu - falares
  • Quando ele - falar
  • Quando nós - falarmos
  • Quando vós - faláreis
  • Quando eles - falarem



Nenhum comentário:

Postar um comentário